swissinfo.ch: portal suíço
de informações

Notícias atualizadas sobre turismo, sociedade, política, economia, esporte e cultura da Suíça
Operadoras Oficiais Parceiros Pacotes de Viagem Contato
Dicas de Viagem

Passaportes e vistos

Todo turista deve ter um passaporte válido por pelo menos 06 (seis) meses. Brasileiros não necessitam de visto de turismo para entrar na Suíça, desde que a permanência máxima de cada estadia não seja superior a 90 (noventa) dias ininterruptos. Estrangeiros residentes no Brasil, dependendo da nacionalidade, podem necessitar de visto. Neste caso, favor entrar em contato com a Embaixada ou Consulado da Suíça mais próximo:

Embaixada da Suíça em Brasília
SES Av. das Nações Quadra 811, lote 41
CEP 70448-900 Brasília - DF, Brasil
Tel: (61) 3443-5500 / Fax (61) 3443-5711
e-mail vertretung@bra.rep.admin.ch

Consulado Geral da Suíça em São Paulo
Avenida Paulista 1.754 - 4o andar
CEP 01310-920 São Paulo - SP, Brasil
Tel: (11) 3372-8200 / Fax (11) 3253-5716
e-mail vertretung@sao.rep.admin.ch

Consulado Geral da Suíça no Rio de Janeiro

Rua Cândido Mendes 157 - 11o andar
CEP 20241-220, Rio de Janeiro - RJ, Brasil
Tel: (21) 2221-1867 / Fax (21) 2252-3991
e-mail vertretung@rio.rep.admin.ch

 

Alfândega

Itens que podem ser importados (duty-free) por pessoa:
Artigos pessoais:
Itens pessoais como roupas, artigos de higiene, livros, artigos esportivos, câmeras fotográficas ou de vídeo (incluindo filmes), instrumentos musicais, computador portátil e outros artigos de uso pessoal.
Comida:
Alimentos e bebidas não-alcoólicas para o dia da viagem.
Dinheiro:
Importação e exportação de dinheiro em espécie não estão sujeitas a restrições.
Bebidas e tabaco:
Limites aplicados a pessoas com mais de 17 anos:

  • 200 cigarros ou 50 charutos ou 250g de tabaco.
  • 2 litros de bebidas com teor alcoólico até 15% e 1 litro de bebida com teor alcoólico maior de 15%.

Outros artigos:
para outros artigos o limite total é de CHF 300 por pessoa. Em caso de dúvidas consulte o site www.afd.admin.ch/e/private/rv/reisen_einkaufen.php.

 

Segurança e Saúde

A Suíça tem um dos menores índices de criminalidade entre os países industrializados. Mas é sempre bom ficar de olho em carteiras e malas em lugares movimentados. Comer ou beber fora não oferece riscos e a água da torneira é potável. Vacinas são exigidas apenas se o visitante esteve em uma área infectada nos últimos 14 dias. Seguro de viagem pessoal é altamente recomendável. Ele deve cobrir acidentes pessoais, doenças, perdas ou danos na bagagem assim como taxas de cancelamento. Apólices para esportes de inverno também podem ser feitas.

Verifique o site da Associação Internacional de Assistência Médica aos Viajantes (www.iamat.org) ou consulte seu agente de viagens.

 

Moeda

A moeda oficial do país é o Franco Suíço (CHF). Apesar da Suíça não fazer parte da Comunidade Européia e ainda não ter convertido sua moeda para o Euro, muitos preços são indicados em Euros para que os visitantes possam compará-los. Os comerciantes aceitam o Euro como forma de pagamento, porém não são obrigados a fazê-lo. Se houver troco, muito provavelmente será retornado em francos suíços.

 

Comércio

Os bancos geralmente estão abertos de segunda à sexta, das 8h30 às 16h30, fechando aos sábados, domingos e feriados. Informe-se no local.
Os correios em grandes cidades estão abertos de segunda à sexta, das 8h30 às 18h30 e sábados, das 8h às 12h. (www.swisspost.ch)

As lojas em cidades menores geralmente permanecem abertas das 08h30 às 12h e das 14h às 18h30, fechando nos finais de semana. Nas cidades maiores as lojas não fecham para o almoço e normalmente estendem seus horários de funcionamento uma noite por semana até às 21h, comumente às quintas-feiras. Em Zurique, ficam abertas até às 20h todos os dias (exceto finais de semana).

 

Telefones Públicos

A Swisscom é a maior companhia de comunicações da Suíça. Suas cabines telefônicas estão espalhadas pelos aeroportos, estações ferroviárias e por todo território. A maior parte dos cartões de crédito pode ser usada para telefonar.

Cartões telefônicos estão à venda nos correios, estações de trem, bancas, postos de gasolina e outros locais. Há lojas da Swisscom por toda Suíça que alugam telefones celulares (www.swisscom.com).

 

Compras

Os maravilhosos produtos da Suíça fazem dela o paraíso das compras. Fala-se inglês na maioria das lojas e shoppings.
Uma visita à Suíça só é completa quando se compra um autêntico relógio suíço. Relógios finos são geralmente mais baratos do que em outros países. A Bucherer é a maior e mais famosa relojoaria do país, e oferece uma variedade de relógios que vão de CHF 50.- a CHF 100.000.-.
Os chocolates são de uma variedade enorme de tamanhos, formas e sabores.

Excelentes compras são: tecidos, bordados, lenços finos, instrumentos de precisão, canivetes (como os genuínos Swiss Army Knife da Wenger), caixas de música, esculturas em madeira, cerâmica e outros artigos de artesanato, bem como antiguidades e livros de arte.

 

Impostos

O imposto VAT (Value Added Tax) é de 7,6%, já embutido no preço pago em mercadorias compradas na Suíça. Você pode requisitar nas lojas o Global Refund Cheque e pedir reembolso do VAT. Três passos para pedir seu reembolso na Suíça:

1- Na loja:
O total de compras em uma loja deve ser de CHF 400 ou mais (incluindo o VAT). O turista deve residir fora da Suíça e os produtos devem ser levados para fora da Suíça dentro de 30 dias.
2- Na alfândega:
Quando estiver deixando a Suíça, as autoridades da alfândega suíça devem checar os produtos e depois carimbarem os Tax Free Shopping Cheques.
3- Recebendo o reembolso:
Os consumidores têm diversas escolhas:

Podem imediatamente trocar por dinheiro em um Cash Refund Office; pedir crédito direto para um cartão de crédito ou conta bancária ou um cheque, o que for mais conveniente.

 

Feriados

Ano Novo                                    1.° janeiro
Sexta-feira Santa                         abril/maio
2° Feira de Páscoa                        abril/maio
Dia da Ascensão                           maio
Whit Monday                                maio/junho
Dia Nacional da Suíça                    1º agosto
Natal                                          25 dezembro
Boxing Day                                  26 dezembro
Dia do Trabalho                            (1.º maio)
Corpus Christi                              (22 de junho)

Entre outros, são observados em muitas partes do país.

 

Eletricidade

A corrente usada em toda a Suíça é de 230 volts (AC), 50 ciclos. As tomadas são diferentes das utilizadas na maior parte dos países: a maioria é desenhada para plugues de três pinos redondos. O plugue tipo continental padrão, com dois pinos redondos, usado em pequenos aparelhos elétricos portáteis de viagem (secadores, barbeadores etc.) pode ser usado sem problemas. Adaptadores são facilmente encontrados nos hotéis.

 

Quando estiver na Suíça, em caso de dúvida contate:
Switzerland Tourism
Tel: +41 1 288 11 11
Fax: +41 1 288 12 05

info@switzerland.com

Operadoras oficiais

Parceiros

© 2006-2011 Suíça Singular. Todos os direitos reservados. • Contato